Return to site

O poder da Musicalização Infantil

À espera, o pai brincava com o filho no colo balançando o chocalho e pedindo a atenção da criança. Admirado com o barulho do objeto, o bebê abria um inocente sorriso, produzia uma contagiante gargalhada e movimentava os bracinhos exibindo todo a sua alegria com a experiência. Fatos assim são presentes com bebês em momentos de descobertas sensoriais, ou seja, de desenvolvimento, quando eles percebem o barulho com maior consciência e respondem a eles com estímulos.

Mas, se olharmos para trás, vamos notar que a música, ou o ruído, faz parte das manifestações do ser humano desde quando ele está na barriga da mãe. De acordo com o professor da Escola de Música Nacional, Neusa Maria, mãe de Giovana, a música é um tipo de linguagem que está presente de forma muito intensa, desde as canções de uma caixinha de música, um violão, o rádio do carro, o barulho do ônibus e até mesmo o barulho da estrada. Sons a que bebês e crianças estão atentos e podem se beneficiar de suas consequências. “A audição é o primeiro sentido que se forma na maternidade, o som está presente no desenvolvimento cognitivo desde o nascimento do bebê. E essa habilidade do ser humano vem sendo aperfeiçoado ao longo dos tempos, diante da música”, explica Solange.

 O psicólogo , do conservatório, Musica em Terras , completa ao dizer que quando a criança tem relação com uma música, seja ouvindo ou tendo contato mais ativamente com esse universo , ela pode adquirir muitas características próprias com mais agilidade, como conversa, dicção e senso motor, etc.

Música na Aprendizagem

Transmitir a experiência e o sentimento antes da experiência é um dos desafios presentes na musicalização . Gabriel diz e uma musicalização infanti ensina os elementos de linguagem sem se preocupar com uma peça técnica do instrumento. 

Uma musicalização pode ser feita com bebês de one ano até crianças de 10 anos - idade em que elas costumam ser direcionadas ao aprofundamento do aprendizado . Cada faixa de idade tem um tipo de atividade, uma ideia e uma grande parte da uma rotina prazerosa. "Nosso dever é para que o aluno aprenda uma atenção prestada em um determinado elemento da linguagem musical.

Expressão corporal

O contato com o som e a música provoca estímulos que possibilitam que a criança se expresse por meio do organismo. Seja demonstrando o que ela sente ao escutar uma música.

Para saber mais, visite: http://blogturco.blo.gg/2017/november/o-poder-da-aula-de-musica-para-criancas.html