Return to site

O poder da Aula de Musica para Crianças

À espera, o pai brincava com a filha no colo balançando o chocalho e chamando a atenção da criança. Surpreso com o som do objeto, o bebê abria um inocente sorriso, produzia uma contagiante gargalhada e movimentava os braços expressando todo a sua admiração com a experiência. Momentos como esses são normais com bebês em momentos de descobertas sensoriais, ou seja, de crescimento, quando eles notam o som com maior consciência e respondem a eles com estímulos.

Mas, se observarmos, vamos perceber que a música, ou o barulho, faz parte das manifestações do homem desde quando ele estava na barriga da mãe. De acordo com o diretor da Escola de Música Nacional, Neusa Maria, mãe de Giovana, a música é um tipo de linguagem que está presente de maneira muito forte, desde as notas musicais de uma caixinha de melodia, um piano, o rádio do carro, o toque do celular e até mesmo o barulho da estrada. Sons a que bebês e crianças estão atentos e podem se beneficiar de seus efeitos. “A audição é o primeiro sentido que se forma na gestação, o som faz parte do desenvolvimento cognitivo desde o nascimento da criança. E esse poder do ser humano vem sendo aperfeiçoado ao longo dos tempos, diante da música”, explica Afonso.

 O professor, do conservatório, Musica em Terras , esclarece ao dizer que quando a criança tem afeição com uma música, seja ouvindo ou interagindo mais ativamente com esse mundo, ela pode desenvolver algumas características próprias com mais agilidade, como fala , dicção e senso motor, etc.

Música na Educação

Ensinar a experiência e o sentimento antes da prática é um dos conceitos presentes na educação musical. Fernando diz e uma musicalização infanti ensina os elementos de linguagem sem se preocupar com uma peça técnica do instrumento. 

Uma musicalização pode ser feita com bebês de 1 ano até crianças de 10 anos - idade em que elas costumam ser guiadas ao aprofundamento do aprendizado . Cada faixa de idade tem um tipo de atividade, uma ideia e uma grande parte da uma rotina prazerosa. "Nosso trabalho é para que o aluno aprenda uma atenção prestada em um determinado elemento da linguagem musical.

Dinâmica Musical

O contato com o som e a música provoca estímulos que possibilitam que a criança se expresse por meio do corpo. Seja demonstrando o que ela sente ao ouvir uma melodia.

Para aprender mais, visite: https://www.dailystrength.org/journals/o-poder-da-aula-de-musica-para-criancas